quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relatório de criação: DROID EAT


Fazia tempo que não produzia um jogo em 2D, o ultimo foi Bouncing Ball 2 feito em flash (SWF), hospedei no mochi media, new grounds e deviant art. Droid Eat eu não fiz sozinho, foi trocando algumas ideias e informações com alguns amigos. A idéia do jogo surgiu de uma brincadeira entre a guerra da apple com a google e seu sistema operacional para portáteis android, o personagem principal deste jogo seria o android, mas para não ficar 100% igual o mascote comprado da google, resolvemos fazer algumas sutis mudanças como trocar o olho do personagem, que é uma bolinha, para uma esfera mais esticada verticalmente, a cor também foi trocada diversas vezes, passando de laranja a roxo, mas perderia um pouco da graça caso a pessoa não identifica-se o personagem como sátira. Decidimos então usar o verde mesmo. E como seria o jogo do android vs apple? Sabendo que fazer jogos 2D não é tão fácil quanto parece, o jogo deveria ser simples de se fazer e fácil de se jogar. Analisei alguns jogos semelhantes feito em flash em sites como y8, e um outro jogo da moranguinho que tinha uma idéia legal de como a mecânica do jogo poderia funcionar. Então foi decidido que o jogador controlaria o android, agora sendo chamado apenas de "droid", movendo-se da esquerda para a direita, e a sua missão seria não deixar as maçãs cair no chão. Os movimentos do personagem para esquerda e direita poderia ser feita tanto no mouse quanto no teclado, possibilitando que ele funcione perfeitamente em tablets e outros aparelhos portáteis. Pensei em fazer a opção dentro do jogo, algo como uma pergunta, sobre qual seria o controle desejado ao jogador, teclado ou mouse (touch), mas isso tornaria o menu inicial do jogo mais longo e confuso, ainda mais se tratando de jogadores apressadinhos que poderiam escolher diversas vezes opções erradas. Depois de brigar muito com o computador foi feito um sistema que aceitaria tanto o teclado e mouse, sempre um anulando o outro, mesmo dentro da partida, funcionaria tanto em SWF (flash) quanto executável e dispositivos móveis. O controle ja estava definido, o personagem foi inicialmente desenhado pelo Diego Moura no illustrator, mas o arquivo ficou corrompido, então refiz quase identico no Corel Draw, a Pâmela Inácio me mostrou alguns cenários de fundo para colocar no jogo, escolhi o que tinha a maior árvore, e como o fundo não tem linhas de contorno como o droid, não chamava muita atenção, então ficou perfeito. Descrver esses acontecimentos faz parecer que tudo foi feito em menos de uma semana, mas não foi tão simples assim, o sistema de pontuação, vitórias, derrotas, tudo foi pensado com muita cautela e testado exaustivamente. Nos últimos dias eu já não aguentava mais olhar para o droid.
Agora ja posso dizer que o jogo está pelo menos 80% pronto, so falta fazer uma versão em java, HTML 5 e uma capa em DVD ou CD para guardar o jogo. Tá curioso para saber como ficou? a versão para Windows já pode ser baixada no google drive no endereço:
https://docs.google.com/open?id=0B_sRHrPYqeL4S3c1amtqNDdhNDQ

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