quarta-feira, 7 de novembro de 2012

OUTLIVE - jogo 100% brasileiro


Outlive é um jogo brasileiro produzido pela Continuum Entertainment. O jogo é de estratégia em tempo real, onde o jogador deve comandar tropas militares de humanos geneticamente modificados ou tropas robóticas a fim de explorar os recursos naturais do cenário e eliminar as tropas inimigas. Lançado em 2001, Outlive foi o segundo jogo produzido pela Continuum e seu maior projeto até então. Este foi o primeiro jogo brasileiro que teve grande propagação internacional, sendo publicado internacionalmente pela Take-Two Interactive nos Estados Unidos e Europa.



Sinopse
No início do século XXI, a humanidade se defrontava com um dos seus maiores desafios: a sobrevivência. Com a explosão populacional, os já escassos recursos minerais estavam prestes a se exaurir. Juntamente com este fato, houve um aumento contínuo das ações terroristas, onde diversas facções procuravam mais poder através do domínio dos recursos naturais remanescentes.
Para tentar trazer ordem a este caos, os líderes dos países mais poderosos do mundo e os representantes dos grandes conglomerados econômicos se reuniram e, no dia 17 de abril de 2035, criaram o Conselho Mundial. O principal objetivo era o restabelecimento da ordem mundial e a garantia da sobrevivência da espécie humana.
Entretanto, com a mesma rapidez com que o Conselho foi criado, várias facções se opuseram ao controle político e econômico que ele exercia. Esses grupos de oposição normalmente utilizavam táticas terroristas e paramilitares em suas ofensivas.
Com o crescimento das ações terroristas, no dia 29 de junho de 2037, o Conselho Mundial criou o Grupo Especial de Combate ao Terrorismo, que utilizaria os armamentos mais sofisticados para controlar e combater os ataques terroristas.
No mês de outubro desse mesmo ano, sob o controle do Conselho Mundial, teve início o Programa Espacial Outlive. Seu objetivo era mapear os recursos naturais do Sistema Solar. O mapeamento seria a primeira etapa de uma gigantesca operação, visando a exploração de recursos minerais fora do planeta Terra.
Durante 7 anos as sondas espaciais vasculharam todos os planetas e satélites naturais do Sistema Solar. No dia 8 de novembro de 2044, as últimas informações das sondas chegaram a terra. Após analisar todos os dados coletados, técnicos e cientistas do Conselho Mundial concluíram que Titã, satélite natural de Saturno, era o local mais rico em recursos minerais. No entanto, suas condições climáticas adversas, frio extremo e atmosfera composta de metano e amônia, impossibilitaram a utilização de tripulação humana na Missão Outlive.
Dentro do Conselho, existiam dois grupos com soluções para esse problema. O primeiro apoiava a utilização de robôs na missão. O segundo apoiava a utilização de uma tripulação formada por seres alterados geneticamente.
Isso, causou uma guerra entre os dois lados da solução do problema: robôs lutavam contra seres alterados geneticamente para ver quer irá nessa missão.
O jogo aborda essa guerra, e a batalha entre os dois lados. É dividido em dois modos: Singleplayer e Multiplayer. No jogo Singleplayer há três campanhas. A Campanha Humana (onde o jogador assume o lado humano), a Campanha Robô (onde o jogador assume o lado robô) e a Campanha Cooperativa (onde os dois lados se ajudam).
É considerado por muitos o melhor jogo de estratégia produzido no Brasil.



Campanha Humana
Com o crescente aumento da violência e do terrorismo no planeta(várias facções terroristas haviam sido criados, sendo que a mais perigosa era o Exército da Liberdade) e a rápida escassez de recursos minerais no planeta, as nações mais poderosas do mundo e os grandes conglomerados econômicos se reuniram, e no dia 17 de abril de 2035, criaram o Conselho Mundial. O Conselho viu como solução à essa escassez, uma expedição interplanetária em busca de recursos minerais em outros corpos celestiais. O Conselho mandou sondas espaciais para fazer um vasculhamento em todos os planetas e luas do Sistema Solar. 7 anos depois, técnicos e cientistas analisaram todos os dados coletados concluindo que o local mais rico em recursos minerais era Titã(satélite de Saturno). Aí começou o Programa Espacial Outlive: a construção de três grandes naves espaciais que carregariam os tripulantes da missão. Entretanto, houve um problema: a atmosfera de Titã era tóxica para os humanos assim como o clima.
Dois grupos tinham soluções para este problema: O primeiro, liderado pelo Dr. Joseph Taylor criaria seres geneticamente alterados para a missão. O segundo grupo, liderado pela Dra. Mary Anne Harley e financiado pela Mechatronics Inc., produziria robôs com avançada IA. Devido à urgência do projeto, foi dado o prazo de apenas 1 ano para a apresentação dos protótipos dos respectivos projetos.
Perto do final do Projeto Outlive, o Dr, Taylor foi instruído a mudar sua base de pesquisas de local após um mal-sucedido atentado à sua vida. Antes da transferência, todos os materiais de pesquisa foram armazenados em uma base militar. Enquanto as forças do Exército da Liberdade dominaram a região, o recém-criado Grupo Especial de Combate ao Terrorismo e seu líder, Brad Maxwell, teve que escoltar o comboio com os equipamentos do Dr. Taylor até o laboratório. Maxwell ficou um pouco irritado com Dr. Taylor, porque o impaciente cientista já tinha ido ao laboratório quando ele chegou para levá-lo com o comboio. Entretanto, logo após a sua chegada, os seres do Dr. Taylor escaparam do laboratório mostrando ser instáveis. Esses seres(chamados agora de Abomináveis) destruíram a base e os materiais do laboratório. O Dr. Taylor fugiu, mas foi encontrado pelas tropas de Maxwell e levado à uma equipe de resgate. Por causa desse acidente, o Conselho Mundial decidiu rescindir o contrato de Joseph Taylor(com muito protesto dele, dizendo que seu projeto havia sido sabotado) e decidiu que as três naves Outlive seriam tripuladas pelos robôs. Porém, o Exército da Liberdade invadiu e ocupou a base da Mechatronics.
As tropas de Maxwell destruíram os veículos do Exército da Liberdade, usando alguns protótipos de robôs de Carl Eberhardt(Presidente da Mechatronics). Apesar de ter destruído as tropas do EL que estavam na região, Maxwell achou suspeito o fato de ter materiais usados para fazer armas nas instalações da Mechatronics. Um de seus subordinados, Tenente Peter Makenzie, quis acompanhar Maxwell até a Cidade Experimental, onde ele acha que a Mechatronics treina seus robôs como armas de guerra.

Nenhum comentário: