sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIA DO AMIGO







O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. 
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”
Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.
No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios. 
Eu acredito que o dia do amigo mesmo, se celebra à cada dia, em todos os momentos em que estamos com nossos amigos. Dia do amigo é quando estamos com eles, quando pensamos neles, quando rimos, choramos, apoiamos, brincamos, brigamos.
E mesmo quando o amigo não mora perto ou por algum motivo não nos vemos com frequência é muito bom saber que em algum lugar a gente tem um amigo, mesmo que seja virtual, por enquanto.
Francis Bacon já disse, certa vez que : “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto” Porém, não devemos considerar todos os conhecidos, ou vizinhos , ou membros de um mesmo clube como amigos, pois “ter muitos amigos é não ter nenhum” (Aristóteles). 
Uma última verdade: “Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você.” (Kim Hubbard).




Nenhum comentário: