Hoje de manhã ao chegar no trabalho me encontrei com o Benjamim, um amigo que há algum tempo não via. Entramos juntos na Cozinha da Manutenção para tomarmos nosso café da manhã diário. Dona Graça, ranzinza como sempre, nos apressava para pegarmos o café com leite e o pão com manteiga. Tão logo saímos do balcão e nos sentamos numa mesa disponível, começamos um papo sobre futebol. Ora, Benjamim é botafoguense doente e como todo torcedor alvinegro, gosta de sofrer, relembrando os azares do Botafogo. Bate na madeira e me fuzila com os olhos injetados de sangue: “Ainda não engulo aquela decisão de 71! Fomos roubados!!!! O Fluminense foi campeão roubado!!”
Ele é alto, corpulento, usa óculos com armação antiga. Veste-se sempre de maneira conservadora: Calça social, camisa de mangas compridas dobradas à altura do cotovelo, sapatos pretos reluzindo, cinto acompanhando a cor dos sapatos e penteia os cabelos à direita, com um risco impecável no lado esquerdo da cabeça. Quando se altera, gagueja quase imperceptivelmente, atropela as palavras e seu rosto fica congestionado. Quando não está discutindo futebol, pode-se pensar que ele seja mudo. É capaz de passar o dia inteiro sem conversar com os colegas de trabalho, apenas dando bom dia e atendendo ao telefone. Nunca o vi chegando tarde no trabalho, nem saindo depois da hora. É um homem de hábitos regulares. Rotina total. Mas se transforma quando fala do Botafogo!
-Benjamim, você sabe tão bem quanto eu que o Botafogo deu mole naquele ano. Só faltavam 3 pontos para o botafogo ser campeão! Bastava ganhar um jogo e empatar outro! Matematicamente vocês seriam campeões. Deram mole.
Digo isso sorrindo, sarcástico. Ele morde a isca e vocifera:
-Mas fomos roubados, O Marçal Filho não deu falta do Marco Antonio em cima do Ubirajara Mota!
_ Vcs podiam ter sido campeões em cima do Bonsucesso e do América! A vitória valia dois pontos, lembra? Com 4 pontos, o Fluminense não pegava mais vcs... bastava ganhar do Bonsucesso e o América! Já ia jogar com o Flamengo, sendo campeão e o último jogo, contra o Fluminense, seria só pra cumprir tabela, receber a faixa e a taça! O Fluminense ainda tinha que pegar 3 grandes em sequencia: O América, que naquele tempo era bom time, Vasco, Flamengo e o próprio Botafogo. E não podia perder nenhum ponto! Tinha que ganhar todas!
- O time do Botafogo era muito superior! Era a “Selefogo”: Carlos Alberto, Brito, Paulo César Caju, Jairzinho...todos tri-campeões em 70! E ainda tinham o Ubirajara, Paulo Henrique, Zequinha, Carlos Roberto, Osmar, Nilson Dias! Poxa...o Botafogo era disparado o melhor do Brasil! Mas o Jairzinho se machucou e não jogou os últimos jogos.
- É... o Flu tinha Félix e Marco Antônio, também da seleção, né? E tinha ainda o Cláudio, Denílson, Cafuringa, Lula, os zagueiros Galhardo e Assis, e ainda por cima tinha o Flávio, que era goleador!
- Nós demos mole ao empatar em 0 x 0 com o Bonsucesso e em 1 x 1 com o América! Poxa...ganhamos só dois pontos! Se a gente ganhasse, éramos campeões por antecipação! Ainda por cima perdemos para o Flamengo...
- E vc se lembra? O Paulo César Caju posou de faixa de campeão e tudo, na capa da revista placar, vc lembra?
- Foi isso que deu azar pra gente! Ainda faltavam 5 jogos quando a revista saiu! Todo mundo já sabia que o Botafogo era campeão! Não precisava humilhar!
- Pois é...o Fluminense já era um time de guerreiros naquela época! Ganhamos o América por 3 x 1, ganhamos o Vasco por 2 x 0, e o Flamengo por 2 x 0! Mas se vcs empatam com a gente na decisão, eram campeões!!!!
-poxa...no finalzinho... 43 minutos... eu estava lá, no maracanã...142.000 pagantes! Devia ter mais de 150.000 pessoas lá...
-Eu ouvia pelo rádio. Eu e meu pai...meu falecido pai. Dava pra ouvir a torcida do Botafogo cantando: “É campeão! É campeão!” e também “Ai , ai, ai ai... ta chegando a hora...” Aí teve um escanteio para o Fluminense... o lateral direito do Fluminense, Oliveira, foi cobrar...
- Aí o Marco Antonio pulou em cima do Ubirajara! Falta! Falta que o Maracanã todo viu!!!! Só o ladrão do Marçal Filho não viu!!!!!
- E a bola sobrou para o Lula...que fez Flu 1 x 0... golaço!
- Que golaço???? Que golaço???? Roubado! Roubado!!!!
- Falta nenhuma! Ele disputou a bola com o goleiro... o Ubirajara quis agarrar, quando devia ter dado um soco na bola! Ele queria era fazer cera...ficar com a bola por dois minutos para o juiz acabar com o jogo!
-Eu sei é que o Ubirajara Mota tinha combinado com os jogadores do Botafogo que assim que o jogo acabasse eles iam em cima do Juiz e dariam um “pau” nele! Mas o safado foi chegando para a lateral, onde fica o vestiário dos árbitros e quando apitou o fim do jogo, disparou escadas abaixo!
Acabamos nosso café da manhã e nos despedimos. Benjamim ainda saiu resmungando pelo caminho, e eu pensei que tinha começado bem o meu dia...há quanto tempo não relembrava esse jogo! Foi um dos mais emocionantes, assim como aquele do Assis, em cima do Raul, aos 43 também! Ou o de barriga, do Renato contra o Flamengo, em 95! Mas essas são outras duas histórias que ainda contarei aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário