sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Paranóico? eu?







Eu confesso que estou muito confuso com tudo o que está acontecendo no futebol carioca. Toda essa confusão a respeito da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional está criando uma paranóia braba na minha cabeça. Hoje, estou vendo um futuro em que apenas dois clubes vão deter a hegemonia no futebol nacional: Corinthians e Flamengo.
Serão seguidos com uma distancia considerável pelo Atlético Mineiro e pelo Internacional.

Ora, a diretoria do Flamengo parece estender seus tentáculos em várias camadas da economia nacional, tendo representes na Bolsa de valores, mercado imobiliário, Funcionários da Procuradoria Geral, televisão por assinatura e tendo até um ex-ministro ou secretário de fazenda. Por conta disso conseguiu facilmente renegociar as suas dívidas, permitindo assim o desafogo financeiro que está asfixiando Fluminense, Vasco e Botafogo. Além de posar como não-devedor, o flamengo ainda se deu ao luxo de assinar um patrocínio com uma estatal forte, a Caixa Econômica Federal!!!!
Vi uma entrevista com o Presidente do Botafogo esta semana afirmando que se as coisas continuarem assim, grandes clubes brasileiros vão fechar as portas. Será que é isso que os dirigentes do Flamengo querem? Exterminar Botafogo, Vasco e Fluminense?

Segundo notícias publicadas nos jornais paulistas, os dois clubes , Corinthians e Flamengo são os mais valiosos no mercado: 1 bilhão para o Timão e oitocentos milhões para o urubu. Deve haver alguma lógica nesses números e imagino que seja por causa do número de torcedores.
O Corinthians ganhou do presidente da república um estádio novinho em folha, sem desembolsar um centavo. Leio notícias de que o Flamengo está pensando em construir um estádio com a Odebrecht.

Ora, meus amigos... basta ver nas entrelinhas, antecipar o quadro que está se desenhando para ver que hoje, mais do que nunca, existe um interesse muito comum unindo esses dois clubes aos interesses da mídia e do mercado. Mídia entenda-se como Rede Globo de Televisão, que exerce quase um monopólio no setor de informação e diversão. Mercado vai para onde a moda aponta e moda sempre é influenciada mais e mais pela televisão. Rodamos, rodamos e paramos no mesmo ponto: Globo e os dois times citados.
Interessa à Globo que Flamengo e Corinthians estejam bem. Interessa à Globo que os juízes sejam bonzinhos com o Flamengo e Corinthians. Interessa à globo saber que este ou aquele juiz é conivente com esse estado de coisas, e assim, misteriosamente, esse juiz é sempre indicado para apitar jogos importantes, recebe cachê maior e indicação para a FIFA... TV aberta, jornais eletrônicos e impressos, revistas, TV por assinatura... A Globo tem tudo isso para influir e orientar os resultados para o que ela deseja.

Estou sendo paranóico? Estarei perdendo a razão e vendo teorias da conspiração em todos os lugares?

Às vezes sinto vontade de abandonar tudo isso e nunca mais ver um jogo de futebol, sabiam?

Agora, com licença que meus dois amigos vão me levar para o meu quarto exclusivo, para descansar...até semana que vem!





Um comentário:

mquintanilha disse...

Daqui a pouco isso vai virar o chato campeonato espanhol, onde somente 2 equipes, Barcelona e Real Madrid brigam pelo título.