sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Feliz 2013? (rapidinhas do ano novo)




Uma das obrigações assumidas pelas empresas que venceram o leilão de 4G realizada pela Anatel em junho de 2012 seria concluir a rede 4G até o fim do ano em todas as cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Até maio de 2014 as operadoras deverão atender capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. A rede 4G confere internet móvel com velocidade ultrarápida na transmissão de dados e voz, acima de quatro megabits por segundo. Na rede 3G, a velocidade não chega a um mega. Em abril de 2013 seria a previsão inicial para o funcionamento da Quarta Geração de Telefonia Móvel nas seis capitais brasileiras onde serão realizados os jogos  da Copa das Confederações. Até o fim de 2013 o 4G deveria chegar nas cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Apenas para as 12 cidades sede da Copa do Mundo serão necessárias mais 9.566 antenas 4G!!!! até maio de 2014 as operadoras deveriam atender todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

 *********************************************************************************

A prefeitura começou a tapar os buracos na pista do BRT Transoeste. O prefeito Eduardo Paes criticou a Sanerio, empresa que realizou parte da obra. Esta, por sua vez, devolveu as acusações e disse que foi obrigada por ele a entregar a obra antes do tempo. Inaugurada há pouco mais de seis meses, o BRT que liga Barra a Santa Cruz já vem apresentando problemas como buracos e desníveis de asfalto. Aí eu fico pensando: A Secretaria de Obras não deveria estar acompanhando essa obra? Se liberou é porque estava satisfeita com o que viu. Se não viu, pior ainda. E o CREA? Não deveria estar acompanhando de perto as obras públicas? Tem mais: Parte da ciclovia está intransitável. Segundo a Prefeitura, sua recuperação será feita em até 30 dias. Quem paga isso? Ah, lembrei! Sou eu, é vc... somos nós, os otários que pagam impostos.

*********************************************************************************


A constatação de pesquisa da UFRJ de que boa parte dos projetos do programa Minha Casa Minha Vida é construída em áreas sem infraestrutura de transporte reproduz , no século XXI, erros crassos cometidos há muitos anos com os conjuntos habitacionais de periferia.
Uma explicação para a repetição do absurdo é que o Poder Público costuma agir de forma estanque, sem visão estratégica e articulada.
A preocupação da autarquia de obras é construir. Se vai haver ou não transporte de massa, rápido e barato para os moradores, isso não é de sua alçada, mas da outra burocracia. E as duas não conversam entre si!


*********************************************************************************


Em Friburgo, o Ministério Público denunciou o prefeito afastado Demerval Barbosa Neto e 19 auxiliares por desvio de verbas federais (R$ 234 milhões) destinadas às vítimas das chuvas de 2011, quando morreram 423 pessoas. Os acusados responderão por fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, sendo que alguns desses crimes foram cometidos até doze vezes. Em Caxias, por causa do lixo, o ex-prefeito Zito recebeu multa que pode chegar a R$ 2 milhões, sem falar na condenação a seis anos e três meses de prisão por ter deixado de fazer licitação numa obra pública em 2001.
Resta saber se as penas serão cumpridas.


*********************************************************************************


O 2º BPM (Botafogo) vai perder espaço. Um despacho do governador Sergio Cabral publicado no diário oficial de segunda feira determina a elaboração do edital de venda de parte do terreno onde o prédio está instalado. Cabral também mudou por decreto o uso da área, que poderá receber um empreendimento imobiliário. Sei não, mas isso está me parecendo um jogo com cartas marcadas.

 *********************************************************************************


A situação mais curiosa desse pastelão em que se transformou a sucessão presidencial da Venezuela é a do vice Nicolas Maduro, que a partir de ontem deixou de ter um cargo oficial, embora seja o sucessor escolhido pelo caudilho Chávez para substituí-lo em caso de necessidade. Acontece que, na Venezuela de Chávez, o vice é nomeado pelo presidente e pode ser substituído a qualquer hora, como se fosse um ministro. Não aparece na chapa eleitoral e na prática é mais um subordinado do presidente. Deve ser para evitar um acesso de ambição do companheiro escolhido.


2 comentários:

G.A.S disse...

De todas as condenações possíveis desses políticos sem vergonha, a que espero com mais afinco é do ex-prefeito de Caxias, Zito. O que ele fez com a população é o que há de mais vil.Foram tratados feito lixo. Multa e condenação é pouco. Ele tinha que no mínimo se tornar ilegível, porque não demora muito e voltará concorrendo a outro cargo público.

G.A.S disse...

É no mínimo vergonhasa a atitude do governo brasileiro em apoiar a Venezula, em mais um ato que fere a democracia!O poder venezuelano virou reinado. O rei Chaves não podendo assumir indica para ocupar seu trono quem quiser e bem entender. E ai Dilma vai aceitar ser considerada aliada de um ditador? Logo você que lutou tanto contra nossa ditatura.
É doloroso também ver "uma massa vermelha" nas ruas para apoiar seu querido presidente. Deve ser muito difícil viver num país desses em que pessoas ignorantes e humildes são tratadas como "gado". Os "gados foram tocados em rede nacional para que o mundo inteiro visse o quanto seu dono é querido.