terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Carioca 2013




E finalmente começou o campeonato carioca 2013, o mais charmoso do país, como gostam de dizer. Um campeonato curto que serve de testes para o ano que esta por vir. Sabemos muito bem que somente os quatro grandes do Rio de Janeiro terão chances reais ao título. Os pequenos ficarão apenas tentando atrapalhar o que pode ser o primeiro de tantos títulos que Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo brigarão ao longo ano.

            O campeonato começa com alguns poréns, na minha opinião. Com a transmissão dos jogos pelo canal premier futebol clube, alguns times pequenos não poderão mandar os jogos nos seus respectivos estádios. Sabemos que falta estrutura e, em alguns casos, jogo de política para impossibilitar a realização dos jogos em determinados campos. No ano passado o Bonsucesso foi “garfado” e não conseguiu enfrentar os clubes no seu estádio, na Teixeira de Castro. A espera de um laudo do corpo de bombeiros, o leão da Leopoldina acabou rebaixado para a série b do carioca.

            Outro porém que eu gostaria de destacar é sobre os valores dos ingressos. Enquanto não implantarem um desconto significativo, estaremos vendo um campeonato vazio, com os torcedores presentes apenas em frente as TVs. Não adianta dizer que fica barato com meia entrada, pois ninguém quer pagar 25 reais pra assistir Botafogo e Resende, por exemplo. Fora os clássicos (mesmo assim na fase final), nos outros jogos temos um público muito pequeno. É prejuízo para os clubes do Rio.

            Como havia escrito no primeiro parágrafo, o campeonato carioca serve de teste para as próximas competições do ano. O último campeão carioca, o Fluminense, mostrou que isso é possível. Apesar de começar mal no campeonato, o Fluminense cresceu no momento certo e, por coincidência ou não, acabou fazendo uma brilhante campanha no Campeonato Brasileiro, onde conquistou seu quarto título. O técnico Abeu Braga fez as devidas correções na equipe que serviram para o resto do ano.

 Obrigado, campeonato carioca.

Nenhum comentário: