sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

OSCAR NIEMEYER






Oscar Niemeyer, o maior arquiteto do Brasil, faleceu quarta –feira, dia 05 de dezembro de 2012 aos 104 anos. Este ilustre tricolor completaria 105 anos no próximo dia 15.

Antes de se tornar o consagrado arquiteto responsável por obras como o Sambódromo do Rio e o Congresso Nacional, ele se arriscou em peladas e até em jogos oficiais, onde, poucos sabem, vestiu a camisa do Tricolor.

— Foram duas ou três partidas. Era juvenil. Fui com o Fluminense jogar no (campo do) Botafogo. Meu tio me levou — contou o arquiteto, em conversa gravada com o bisneto Paulo Sérgio Niemeyer à qual o Jogo Extra teve acesso. — O campo era enorme. Mas não me lembro dos gols. Só lembro da história.

A súmula da partida foi conservada pelo “Flu Memória” e está registrada nos acervos das Laranjeiras. Foi em 14 de julho de 1918, às 8h, pela categoria infantil. Niemeyer tinha 11 anos e jogou no meio de campo. O adversário foi o São Cristóvão, que impôs uma goleada de 4 a 0.

A súmula da partida entre Fluminense e São Cristóvão, de 1918, conta com o nome de Niemeyer.
O tio a que ele se referiu era o “tio Nhonhô”, que, segundo o arquiteto, foi diretor de futebol infantil nas Laranjeiras. Não constam nos acervos do Fluminense registro das outras partidas do futuro arquiteto. Mas estão vivas em suas lembranças.

Niemeyer já vivia na Rua Passos Manoel, nas Laranjeiras, na época da criação do Flamengo e, consequentemente, do Fla-Flu. Tricolor, quase também fez parte da história do Rubro-negro.

Retirado do Sítio oficial do Arquiteto.

Nenhum comentário: