NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usa de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio e capacita jovens para profissões na área digital.
Desde 2007 quando foi criado, tem o objetivo de contribuir para a qualidade e a inovação da educação no Brasil, formando jovens para atuar com as novas tecnologias do mundo contemporâneo, utilizando a programação de games, a elaboração de roteiros e o web design como ferramentas de aprendizado que aproximam as áreas de interesse do jovem do ambiente escolar.
Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o NAVE foi construído sobre três pilares: Escola Estadual de Ensino Médio integrada ao profissionalizante, um Núcleo de Pesquisa e Inovação, e um Centro de Disseminação. Atualmente, tem em suas escolas do Rio de Janeiro e Recife cerca de alunos 960 e 102 educadores.
O projeto chamou a atenção da Microsoft que, em 2009, incluiu o NAVE como umas das 30 escolas mais inovadoras do mundo e, em 2010, dentro do Programa “Escolas Inovadoras da Microsoft”, o elegeu como “Escola Mentora”. Os frutos vêm sendo colhidos também no Brasil: no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010, divulgado em setembro de 2011, o Colégio Estadual José Leite Lopes ficou em 2º lugar entre as 268 escolas do município do Rio de Janeiro ligadas à Secretaria de Estado de Educação/RJ, ao passo que a Escola Técnica Estadual Cícero Dias ocupou a 4ª posição entre as 111 escolas de Recife ligadas à Secretaria Estadual de Educação/PE.
Recife
Escola Técnica Estadual Cícero Dias - Rua Marquês de Valença 470, Boa Viagem - CEP 51021-500
Rio de Janeiro
Colégio Estadual José Leite Lopes - Rua Uruguai 204, Tijuca - CEP 20510-060
-----------

Ainda não é muito conhecido do grande público o Núcleo Avançado em Educação (NAVE), programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas baseadas em tecnologia da informação, instalado na Tijuca. E talvez aí esteja o barato da coisa.
O espaço tem como objetivo capacitar jovens para profissões na área digital, mas paralelamente oferece sempre uma programação bacana. Como a Expo-Pixel Arte, que se baseia no Pixelar, movimento que surgiu como forma de expressão de artistas de vanguarda para a construção de pinturas digitais, aliada ao mundo dos games e da imaginação. Se o tema pareceu muito cabeça, relaxe e aproveite o espaço, super legal, cheio de computadores disponíveis e, com esta exposição, também cheio de games, que estão espalhados pelo ambiente, em um cenário que utiliza bem a arte do pixelar e faz você pareceer que está dentro de um desenho animado.
O cenário montado para receber a exposição já faz a diferença. Alguns jogos estão quase que escondidos. Caso do game da foto ao lado, que fica dentro de uma caixa, no meio do salão. Quem passa, pensa que é apenas uma instalação. Um pouco mais de atenção (e curiosidade) faz com que vc entre no cubo e se abstraia do resto do mundo.
Até o final do ano, a Expo-Pixel Arte apresentará seu conteúdo em módulos, sempre acompanhando as discussões sobre tecnologia, educação e cultura digital que acontecem no Descolagem. A Expo-Pixel Arte conta com a participação do coletivo de artistas visuais alemães Eboy.
Expo-Pixel Arte no NAVE
Núcleo Avançado em Educação (NAVE)
Rua Uruguai 204, Tijuca.
Entrada gratuita.
De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário