sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A final de domingo







Corinthians e Chelsea: Vai ser um jogo em que o Corinthians deve apostar tudo na retranca e tentar um golzinho para garantir o um a zero e o campeonato. Tite deve escalar um jogador de maior velocidade no ataque, em substituição a Douglas, que apesar de ser um bom jogador, é muito lento e seu futebol cadenciado seria melhor utilizado no finalzinho da partida, se o Corinthians estiver ganhando. A escolha do técnico deve recair em Jorge Luis mas a melhor escolha deveria ser o Romarinho. Jorge Luis pode ser o escolhido porque apesar de veloz, fecha pelo meio, e para um técnico retranqueiro como Tite, vai servir melhor que o outro que é bom no ataque  mas que não tem o mesmo sentido de marcação que Jorge Luis. Acho que o ponto fraco do Corinthians são as laterais. E o Chelsea adora atacar pelas beiradas do campo. Alterna vários jogadores por ali e o tal do Hazard é bastante habilidoso e gosta de partir pra dentro. Os jogadores do Chelsea são mais altos, vigorosos, são melhores tecnicamente que os adversários e chance que o Coringão tem é de apelar para dois fatores muito importantes. Em primeiro lugar, é o jogo da vida deles. Um jogo apenas! O Internacional foi campeão contra o Barcelona jogando feio, fazendo um gol numa escapada do “gabiru” e continuou tão ou mais fechado que antes. Não importa. Levou um sufoco danado mas saiu com a taça na mão. O Corinthians tem que jogar com raça, humildade, dando suor e sangue se for preciso. Em segundo lugar, tem que haver muita disciplina tática, o que já é característico nesse time atual. Tem que haver compactação, movimentação em bloco, cada um se responsabilizando na ajuda ao companheiro mais próximo e tentar usar o tempo a seu favor. Provavelmente, quanto mais tempo passar , mais impaciente ficará o Chelsea, que queira ou não, é o favorito e tem a responsabilidade de sair para o jogo. Não se pode esquecer que se o jogo terminar empatado, ainda teremos uma prorrogação, portanto tempo é o que não vai faltar para o Corinthians gastar.
Individualmente falando pelo lado do Corinthians, acho que o Emerson tem estrela. Pode sair consagrado com um golzinho nessa final. Paulinho é um armador que aparece com freqüência na área e faz gols importantes também. Apostaria num e no outro para sair como herói pelo time brasileiro.
Oscar não brilhou tanto no jogo passado. Pode ser que faça a diferença nesse jogo. Quem tomou conta do jogo passado foi o zagueiro David Luis jogando de líbero, a frente da zaga, e dando uma qualidade interessante na retomada de bola da equipe inglesa. Será que Ramirez joga? Fernando Torres me parece um “He-Man” melhorado, mas está sempre lá na área, fuçando e buscando o gol.
Se a partida for para os pênaltis, vai ter uma disputa interessante. O goleiro do Corinthians tem uma bela envergadura e é desconhecido dos ingleses. Isso faz uma diferença danada. Petr Cech é um grande goleiro, tem muita fama e pode intimidar os batedores brasileiros.
A única realidade que não interessa ao Corinthians é levar um gol. Se tiver de correr atrás do placar, todo o esquema montado por Tite vai por água abaixo. Vou torcer para o Chelsea marcar um gol logo no começo, até os 15 minutos do primeiro tempo ou no mais tardar, no começo do segundo tempo. Aí, sim, o jogo ficaria interessante. Acho que um golzinho a favor dos ingleses vai incendiar o jogo e torná-lo imprevisível. O futebol é interessante por causa disso. Nem sempre o melhor vence. E eu estarei de olhos grudados na telinha, nesta manhã de domingo me preparando para 2013, quando espero ver o meu Tricolor das Laranjeiras disputando a final do Mundial Interclubes.

Nenhum comentário: