quinta-feira, 22 de março de 2012

Messi: talento puro



Lionel Messi não cansa de encantar o mundo, ainda bem. Já começou o ano com todo gás, em uma temporada, mais do que inspirada, tornou-se o maior artilheiro do Barcelona com 234 gols. Os números do argentino impressionam. Com apenas 24 anos possui em seu currículo 18 títulos, atua há 12 anos no clube espanhol e foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nos últimos 3 anos.

Alguns críticos ainda teimam em negar ou rebaixar seu talento, alegando que ainda não brilhou na seleção de seu país. Um pecado. Durante muito tempo, lideramos a eleição da Fifa com Ronaldinho, Ronaldinho Gaúcho, Romário e Rivaldo. Para nossa sorte e deleite, todos brilharam em seus clubes e na Seleção Brasileira ao conquistar a Copa do Mundo. No entanto, nem sempre isso é possível.

Nenhum outro clube na atualidade joga como o Barcelona. O Barcelona não tem um time e, sim, um elenco de muita qualidade. Jogadores com técnica apurada formados na categoria de base do clube e que jogam juntos desde então. Assim, fica fácil o talento de Messi prevalecer.

Na Seleção Argentina a história é completamente diferente. A seleção carece de talentos para acompanhá-los. O futebol - muitos se esquecem - é um esporte coletivo. Messi não joga sozinho. Mesmo quando de suas arrancadas em que dribla 1,2,3... e só para dentro do gol se analisarmos a jogada desde do início veremos um passe, uma roubada de bola de algum companheiro.

E para o bem da rivalidade com os argentinos. Espero que continue brilhando nos campos espanhóis e decepcionando em gramados argentinos.

Nenhum comentário: