sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Super Bowl XLVI









Domingo vou assistir ao Superbowl pela primeira vez torcendo para um time. E vou torcer para os Giants de Nova Iorque. Gostei de ver as atuações de Eli Manning  em alguns jogos da temporada, e creio que ele está no caminho de ser um dos maiores Quarter Backs da NFL. Me impressiona, sobremaneira,  suas estatísticas favoráveis no último quarto dos jogos. É nessa fase decisiva que ele cresce, o que me faz acreditar num bom resultado dos Giants contra os Patriots.
Eli tem sempre viveu na sombra de seu irmão, mas agora tem a chance de alcançar seu próprio brilho com o seu segundo campeonato. Ele começou o ano fazendo a afirmação de que ele merecia ser classificado entre os melhores da posição, e suas atuações nesta temporada justificaram suas reclamações. Manning é simplesmente imperturbável. Ele pode estar mal durante o jogo, mas cresce muito nos minutos finais. E de repente descobre um lançamento de 80 jardas e decide o campeonato. Para isso contamos com uma grande atuação de Victor Cruz, que é rápido demais, inteligente, ágil e tem um ganho impressionante na vertical e a segunda linha de defesa dos Patriots não me parece muito confiável, pelo que li nas publicações americanas. E ainda contamos com a ajuda de Hakeen e Maningham .

Não desconheço que do outro lado está um dos maiores QB da NFL. Tom Brady é experiente, tem muitos recursos e sua equipe é muito boa! Será uma briga de cachorro grande, mas é assim que se cria a magia dentro dos corações dos torcedores.
Nas estatísticas, os Patriots superam os Giants em todos os quesitos:

Total de jardas por jogo: 428,0 x 385,1
Corridas por jogo: 317,8 x 292,5 
TD: 39 x 29

Os Patriots além disso, tiveram  13 vitórias e 3 derrotas, enquanto os Giants venceram apenas 9 e perderam 7.

Ainda assim acho que o fator humano poderá decidir a partida, porque no futebol americano tudo fica centrado nos QB!  Acho que Eli Manning irá se superar e levar o título para New York, se contar com uma atuação muito boa de sua linha de defesa.

Tom Brady gosta de jogadas curtas, não lançamentos longos. Nesta temporada, Brady teve 488 tentativas de jogo com menos de 20 metros para apenas 45 bolas em profundidade. Se a defesa dos Giants obrigá-lo a fazer lançamentos longos, ele entrará numa área de desconforto e os Giants poderão se dar bem, porque vão “cozinhar” o jogo até o quarto quarto, quando aí, sim, a atuação de Eli Manning fica excepcional. Justamente na hora da “Onça beber água”!

Então, qual deve ser a tática dos Giants? Chegar até Tom Brady! A fórmula funcionou no Giants na final do super bowl XLII, quando os Giants conseguiram “sacar” Tom Brady por 5 vezes e interromperam os passes, não permitindo a recepção, por cerca de 9 vezes! Se Gronkowski (que está contundido no tornozelo) não puder jogar, a coisa fica melhor ainda para os Giants.  Outro jogador que merece cuidados é  Hernandes, que está em ótima forma mas se Tom Brady for devidamente apertado, não poderá dar passes para seus corredores com muita tranqüilidade e isso será fundamental para a vitória dos Giants.
Olho aberto também com Welker, que liderou as estatísticas da NFL com 122 recepções, a quarta maior da história, e é um cara inteligente, e experiente em descobrir furos nas defesas adversárias, mas não tem muita velocidade vertical.
Green-Ellis e WoodHead é que podem desequilibrar, na minha opinião, em favor dos Patriots.


Eu vou arriscar um placar aqui em favor dos Giants: 24 x 17!




Nenhum comentário: