Meus escritos aqui serão exclusivamente esportivos. O objetivo é expor idéias, queixas, críticas e paixões de uma torcedora apaixonada. Mas, o mundo também é feito de exceções. E, como simples mortal, não fugirei a elas. E às vésperas do Carnaval não poderia deixá-lo de lado.
O Rio de Janeiro respira Carnaval. O Reveillon em Copacabana pode até atrair uma multidão. Contudo, o Carnaval move multidões. As escolas de samba há tempos deixaram para atrás o amadorismo, apesar de, a grande maioria, ser gerida, direta ou indiretamente pelos lucros do Jogo de Bicho, já são completamente profissionais. Movimentam milhões, geram empregos e alimentam uma paixão, sem limites, comparada somente a destinada ao futebol. Assistir ao desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial em casa ou na Marques de Sapucaí é sempre uma boa pedida. Desfilar então, nem se fala. Quem gosta de Carnaval deveria incluir em sua lista de coisas a fazer antes de morrer. Imperdível.
Nos últimos anos, o desfile dos blocos ganhou forças e o número de foliões e agremiações não param de crescer. Infelizmente, esse fenômeno ainda se restringe a Zona Sul e Centro. É, claro que, há blocos em muitos bairros de outros regiões, mais nada comparado ao investimento e estrutura das duas primeiras. A Zona Oeste, como sempre, ainda está um passo atrás. Lá, a diversão fica por conta dos Coretos. Com previsão de sol para esses dias a praia ganha destaque. Um programa, já não tão barato (a inflação também atinge os ambulantes), mas ainda democrático. O combo praia-bloco, tenho certeza, será muito consumido.
Essas são algumas opções para quem decidiu ficar na cidade e gosta de "pular Carnaval". Agora para aqueles que não gostam de Carnaval, não vão viajar ou simplesmente querem descansar nessas mini-férias a coisa muda de figura. Infelizmente, não sobram muitas alternativas de lazer. Nesse período, a grande atração da cidade é a folia do Momo. Todas as atenções estão voltadas para ela. Serviços públicos, bancos, escolas, museus, bibliotecas, centros culturais fecham. Até os shoppings centers trabalham em ritmo lento. Assim, fica dificílimo encontrar opções de lazer interessantes.
A minha dica é apelar para a ficção. Alugue alguns filmes (lançamentos ou aquele clássico que você não cansa de rever). As locadoras costumam oferecer promoções. Dá para alugar títulos suficientes para os dias de folia. Corra para as salas de cinema. Ainda dá tempo de assistir as produções indicadas ao Oscar - o famoso prêmio de cinema americano - com festa de entrega no domingo, dia 26/02. Há filmes de ação, drama, comédia, desenho, clássicos e até em preto e branco. Com certeza um desses será do seu agrado. Aproveite para elaborar sua própria premiação. Aos fãs de seriados de tv, os canais por assinatura prepararam maratonas. Descubra o horário da sua preferida e se esparrame no sofá.
A leitura nunca pode ficar de fora. Está difícil terminar a leitura daquele livro? Olha a oportunidade batendo a sua porta. Não está lendo nada no momento? A falta de tempo não pode mais servir como desculpas. Pegue aquele título que ganhou no Natal e dê o primeiro passo. Quando você menos esperar estará tão absorto na leitura que será difícil deixá-lo de lado na cabeceira da cama ou esquecido no fundo da bolsa.
Enfim, independentemente, de sua escolha não se esqueça tudo se acaba na quarta-feira de cinzas e todo ano haverá Carnaval, então use o bom senso e divirta-se com moderação. Aos ligados na moda, dirigir e beber está completamente out. Moças e rapazes não esqueçam a sempre imprescindível camisinha. No mais, bom Carnaval!
Nenhum comentário:
Postar um comentário