Li em algum lugar que os últimos dias têm sido difíceis para os vascaínos. Discordo. Os últimos anos é que têm sido muito difíceis para nós. A conquista da copa do brasil (2011) foi um alívio passageiro ao nosso sofrimento. Fiz questão de escrever antes do rebaixamento, digo, antes da última rodada do campeonato brasileiro porque o resultado já não me interessa mais. Matematicamente ainda temos chances de nos manter na série a e pode ser que isso aconteça (apesar de não acreditar), mas já estamos moralmente rebaixados.
Um time da grandeza e com a história de vitórias dentro (tetracampeão brasileiro, campeão sulamericano, campeão da libertadores, campeão da copa do Brasil entre outros) e fora (a aceitação de jogadores negros no século passado e a recusa em participar de um campeonato que não aceitasse esses atletas) de campo, além de uma torcida imensa que o apoia incondicionalmente como o Vasco da Gama não pode ocupar a zona de rebaixamento do campeonato nacional.
Estamos sendo rebaixados há anos. Primeiro com uma administração que almejava ganhar a qualquer custo e para atingir seu objetivo não poupou nas lambanças. Somos um clube falido. Devemos a jogadores, empresários, empresas, ex-jogadores, técnicos, ex-técnicos, luz, água, segurança, porteiro enfim não cumprimos com nosso deveres trabalhistas. E agora com uma administração que dá a impressão de estar mais perdida que cego em tiroteio.
Sei que há torcedores que não gostam de falar mal de seus times ou expor os problemas para não serem zoados. Não sou assim. Quero uma administração transparente. Não quero um clube que não honre com seus compromissos. Para mim não basta ser campeão a qualquer custo. Entre ser rebaixado e se manter na série a em função de mala branca e/ou viradas de mesa fico o rebaixamento.
Nesse momento, todo mundo fica enumerando os fatores que podem ter causado a iminente queda. A lista com certeza é grande. Vai desde a herança macabra da administração passada que ainda tem uma grande influência no clube e faz de tudo para sabotar o trabalho atual até o despreparo dos atuais administradores que, no meu humilde, entender já deveriam ter pedido para sair. Acredito que as intenções do atual presidente sejam as melhores para o Vasco, no entanto, não está sendo capaz de exercer o cargo com competência. Sua gestão caminha para o segundo rebaixamento. Está jogando seu passado de ídolo como jogador de futebol na lama. O caos é tamanho que temos torcedores querendo a volta do ditador. Isso é reflexo do desespero e despreparo de uma parte da torcida que se deixa levar por qualquer coisa que ler ou ouve em nossa imprensa parcial.
Então, vamos esquecer os problemas políticos... O maior responsável por esse rebaixamento é a falta de planejamento. Ano passado só não lutamos para não cair porque pontuamos muito no início do campeonato e os times de baixo não conseguiram nos alcançar. Isso porque nosso time foi praticamente desmantelado no decorrer de 2012 com a saída de jogadores fundamentais. Então, nossos dirigentes pensaram: "Ufa! Não caímos, então, vamos nos preparar para 2013. Aprendemos. Agora tudo será diferente".
Será que alguém acreditou?
Daí contrataram René Simões como diretor de futebol para reestruturar a equipe. E ai foi um tiro no pé, melhor na cabeça tamanha as besteiras que fez. O que vimos a seguir foi um festival de contratações sem nexo. Jogadores sem nenhum condições sequer de estar na série a. Moral da história...montamos um elenco fraco e sem condições de disputar qualquer título, inclusive, o Carioca. Nossa ação no ano foi de completar campeonatos. Completamos o Carioca, Copa do Brasil e o Brasileiro para que outras equipes brilhassem, sendo em muitos casos garantia de pontos para os adversários. Jogar em casa ou fora não fez nenhuma diferença perdemos de qualquer jeito. Ai ousam dizer que a culpa é da torcida que pressiona. Ah me poupe não dá para aturar lateral que não sabe cruzar, zagueiro que não sabe marcar ou goleiro frangueiro. Sem falar nos atacantes que só fazem gol em ano bissexto. A torcida só está errada numa coisa. Não pode gritar "queremos raça!" O certo é "queremos técnica".
Como era de se esperar René saiu logo, mas nos deixou um legado incrível. Seu "planejamento" é o maior responsável por essa campanha patética. Ah sim vão dizer, mas também ele não tinha dinheiro para grandes contratações. Concordo. Então, me digam Goiás e Atlético Paranaense tinham? Não. E mesmo assim montaram um elenco com-pe-ti-ti-vo. O esmeraldino fez contratações pontuais e baratas e o Atlético apostou na garotada da divisão de base. Reduzir a campanha dos dois ao fator sorte é um desrespeito. O nome disso é planejamento. Pode ser que ano que vem façam tudo errado, contudo esse ano estão de parabéns. Provaram que quando se preparam as coisas acontecem. No Vasco, os anos passam e os problemas continuam os mesmos. Aposto que se conseguimos ficar na série a ano que vem tudo será igualzinho. O máximo que pode acontecer é piorar. Melhorar não vejo como. Quando fomos rebaixados, em 2008, sofri, mas inocentemente, pensei: foi preciso chegar ao fundo do poço para aprendermos. Vamos retornar a série a como um novo clube. Nunca me enganei tanto na vida. Enfim, não temos nada a comemorar senão fomos rebaixados. Moralmente, não estamos fazendo jus a ocupar nossa posição na série a.
Depois eu conto como foi o meu domingo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveito para tecer algumas palavrinhas a respeito de outros cariocas.
Aproveito para tecer algumas palavrinhas a respeito de outros cariocas.
Como um time atual campeão brasileiro consegue lutar contra o rebaixamento no ano seguinte? Como o clube que tem um patrocinador consolidado há anos, um fornecedor de material esportivo forte, o elenco praticamente o mesmo que foi campeão consegue fazer essa campanha ridícula? Acho que a palavrinha planejamento passou longe das laranjeiras também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ah e o Botafogo? Esse também gosta de fazer seu torcedor sofrer. Passou o campeonato todo brigando pelo título com a vaga da libertadores praticamente assegurada e nas últimas rodadas perdeu o rumo. Agora precisa vencer e torcer contra o Goiás para voltar a Libertadores depois de 17 anos. Difícil...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O outro carioca ainda está flutuando pela esfera da alienação após a conquista da copa do brasil. Nesse momento, são os melhores do mundo. Nada como um dia após o outro para os problemas começarem a furar o bloqueio da perfeição criado por nossos "imparciais" jornalistas.
O outro carioca ainda está flutuando pela esfera da alienação após a conquista da copa do brasil. Nesse momento, são os melhores do mundo. Nada como um dia após o outro para os problemas começarem a furar o bloqueio da perfeição criado por nossos "imparciais" jornalistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário