Todos sabem que torço para o Fluminense, mas eu confesso estar preocupado com o time do Vasco da Gama. Sem jogadores, sem dinheiro, sem técnico e aparentemente sem Direção, vejo o glorioso time da Colina descendo ladeira abaixo. Onde vai parar o time da cruz de malta?
O Vasco talvez esteja mostrando uma realidade muito dura, mas os times cariocas estão perdendo a corrida para um profissionalismo que já está sendo realidade para os paulistas. Os times paulistas se reforçaram mais em termos de qualidade e quantidade que os cariocas. Até mesmo em infraestrutura, que eles já tinham uma certa dianteira.
Falo do Vasco mas poderia estar falando do Flamengo, do Fluminense, do Botafogo... Todos devem muito e faturam pouco. E as dívidas só fazem crescer.
O Vasco ainda tem seu estádio. É um gasto a menos que tem. O Botafogo tem o aluguel do Engenhão. O Fluminense tem a Unimed bancando o salário das estrelas. Mas é muito pouco para quem deseja crescer e ganhar títulos mais importantes. Os estaduais já não interessa tanto. O que importa mesmo é o Campeonato Nacional, a Libertadores, o Mundial! E como vamos conseguir isso sem investimentos? sem ter de onde tirar dinheiro? o lance de sócio torcedor funciona melhor quando o time tem seu próprio estádio, o que garante a fidelização e garante renda futura, sem depender tanto da Televisão.
O Presidente do Flamengo entrou numa de enxugar os salários, sanear as dívidas e passar por apertos para depois então começar do zero e formar um grande time. Parece ter boas intenções e está agindo de maneira racional. Mas..sinceramente... a torcida vai ser paciente e aturar um time fraco sendo espancado por todo mundo no campeonato Brasileiro? até quando vai durar a paz? e quando a pressão for forte, a direção do Flamengo vai manter a mesma política?
O Botafogo tem Seedorf e Jefferson. E nada mais. Não sei a quantas anda a dívida do clube. Sei que o departamento de marketing é considerado muito bom e devem estar tirando leite de pedra, mas um time vive de conquistas, de campeonatos e se o Botafogo não for campeão carioca (que é um título à altura do time que possui, nada além disso) a torcida vai ficar enfurecida. Os dirigentes vão ter que meter a mão no bolso e reforçar o time. O Campeonato Brasileiro de 2013 vai ser dificílimo!
O Fluminense está tentando entrar nos eixos para sobreviver sem a Unimed. Infelizmente, se a patrocinadora sair, o Fluminense fica nos mesmos níveis do Vasco e Flamengo. Como vai pagar salários de Abel, Fred, Deco e companhia?
Enquanto isso, os times paulistas podem até dever muito, mas todos eles tem seus estádios, centros de treinamento e bons jogadores chegando a cada temporada. Até o Corinthians já conseguiu dar uma pernada em todo mundo e arrumou um estádio pra si.
Nós, cariocas, deixamos passar a oportunidade da Copa do Mundo. O dinheiro anda rolando solto para todos os lados. Muita gente enriquecendo, muitos clubes se ajeitando e nós cariocas ficamos a chupar dedo, especialmente a dupla Fla-Flu que poderiam ter forçado a barra e ficar administrando em conjunto o Maracanã.
Será que estou sendo pessimista? Gostaria de guardar esse texto para ser relido daqui a dez anos. Em 2023 os times cariocas terão seus próprios estádios? terão controlados suas dívidas? estarão tendo lucro? Estarão sobrevivendo sem a necessidade da verba da tv?
Nenhum comentário:
Postar um comentário