quarta-feira, 18 de julho de 2012

Packers Timeline - 1959–1967: A era Lombardi e os Anos de Glória


No dia 2 de fevereiro de 1959, a contratação do assistente do New York Giants, Vince Lombardi como head coach e general manager do Packers representou o início de uma memorável e imediata volta por cima. Com Lombardi, o Packers viria a se tornar a Equipe dos anos 60, vencendo 5 campeonatos mundiais em 7 anos, incluindo as vitórias nos dois primeiros Super Bowls. Durante a era Lombardi, as estrelas do time de ataque incluiam Bart Starr, Jim Taylor, Carroll Dale, Paul Hornung (como halfback e placekicker), Forrest Gregg e Jerry Kramer. A defesa incluíaWillie Davis, Henry Jordan, Willie Wood, Ray Nitschke, Dave Robinson e Herb Adderley.
1959
No seu primeiro jogo comandado por Lombardi no dia 27 de setembro de 1959, a equipe bateu o Chicago Bears por 9 a 6, em Green Bay. Depois de vencer os três primeiros, o time perdeu os próximos 5 jogos antes de terminar a temporada com força, vencendo todos os jogos restantes. A campanha 7-5 representou a primeira temporada vitoriosa do Packers desde 1947. O head coach calouro Lombardi foi nomeado NFL Coach of the Year.
1960
No ano seguinte, o time, liderado pelos 176 pontos de Paul Hornung, ganhou o título da NFL West e jogou o NFL Championship Game contra o Philadelphia Eagles no Franklin Field, em Philadelphia. O Packers perdiam por quatro pontos no fim do jogo, quando Chuck Bednarik derrubou Jim Taylor a apenas nove jardas da endzone e o tempo de jogo acabou. Diz-se que o time não foi derrotado nesse jogo; eles apenas estavam atrás no placar quando o tempo esgotou.
1961
A equipe retornou ao NFL Championship Game na temporada seguinte, enfrentando o New York Giants na primeira decisão da liga a ser jogada em Green Bay. O time marcou 24 no segundo quarto, incluindo um recorde do campeonato de 19 por Paul Hornung (um touchdown, quatro extra-points e três field goals), forçando o Packers a um 37-0 sobre o Giants, conquistando o primeiro título desde 1944.
1962
O Packers voltou arrebentando em 1962, arrancando com uma campanha 10–0 no caminho de uma temporada quase perfeita (13–1). Esse consistente nível de progresso levaria o Packers de Vince Lombardi a se tornar umas das equipes mais proeminentes da sua era, e até mesmo foi retratado como a face da NFL na revista Time, em 21 de Dezembro de 1962, como parte da notícia de capa "The Sport of the '60s". Brevemente após o artigo da Time, a equipe enfrentou os Giants em uma partida muito mais brutal do que a travada no ano anterior, mas a soberania do Packers prevaleceu no surpreendente pé de Jerry Kramer e no jogo corrido determinado de Jim Taylor. O Packers venceu o Giants em plena Nova York, 16 a 7.
1965
Em 1965 o time retornou à final da liga depois de dois anos de abstenção, derrotando o Colts nos playoffs, conquistando o título da Western Conference. Aquele jogo seria lembrado pelo Field goal controverso de Don Chandler que empatou o jogo, os árbitros o consideraram bom, quando muitas testemunhas viram a bola completamente fora dos Uprights. A vitória do Packers por 13 a 10 na prorrogação levou o time ao jogo final. O terceiro título da equipe de Lombardi, o nono geral, veio com uma vitória sobre o Cleveland Browns, atuais campeões na época. Os postes de Field goals foram feitos mais altos na temporada seguinte.
1966
A temporada de 1966 viu a equipe de Green Bay ser liderada pelo MVP do ano, Bart Starr, marcando uma campanha 12–2. Na final da liga nacional(NFL), o Packers vencia por 34 a 27 a equipe do Dallas Cowboys, que tinha a posse de bola na linha de 2 jardas do ataque, ameaçando empatar o jogo. Mas no quarto down Tom Brown interceptou o passe de Don Meredith na endzone, segurando a vitória para o Packers e avançando ao Super Bowl I, onde venceu o Kansas City Chiefs, campeão da AFL, por 35 a 10.

Nenhum comentário: