sexta-feira, 29 de novembro de 2013

torcedor sofre...

Amanhã, dia 30 de novembro irei ao maracanã. Sei que não será um jogo fácil de se ver. Não será um jogo para se enquadrar no quesito Hobby, ou divertimento. Vai ser duro! Vai ser terrível! Mas eu tenho que ir!

No último post eu disse que o Fluminense precisava de 11 pontos nos últimos 6 jogos. Conseguimos 6 em 4 jogos. Por essas contas, precisamos no mínimo de um empate amanhã e uma vitória contra o Bahia. Ou, numa aposta otimista, conseguirmos uma vitória amanhã contra o Galo e outra contra o Bahia. Sinceramente? acho que o Fluminense perdeu sua chance ao jogar de forma covarde contra o Santos! A derrota de 1 x 0 só não foi maior porque Cavallieri fez pelo menos três defesas espetaculares! e olhem que o Santos nem se esforçou para vencer aquele jogo!

Nunca vi um time tão covarde, tão exangue, tão abatido quanto o Fluminense contra o Santos! se o goleiro tivesse acompanhado a covardia e preguiça dos jogadores de linha, teríamos levado uma goleada histórica!

Eu não cobro 100 % de vitórias, mas acho que é obrigação haver empenho na busca pela vitória. qualquer meia dúzia de pernas de pau que se reúnem para jogar uma peladinha aos domingos, faz questão de voltar pra casa com uma vitória. Muitas vezes pagamos pelo aluguel do campo; damos dinheiro para a pessoa que irá lavar e passar nossas roupas e ainda por cima financiamos nossos uniformes , chuteiras e medicamentos. Não admito que um jogador profissional entre em campo sem a mínima vontade de vencer um jogo. Seja contra quem for!

Não consigo imaginar que a comissão técnica do Fluminense tenha analisado os últimos adversários e não ter percebido que a vitória contra o Santos seria fundamental. Por que então, uma atuação tão apática? Por que o técnico não fez pelo menos duas substituições no intervalo, tentando dar mais garra ao time? Colocar Valencia no lugar de Samuel não é exatamente tornar o time mais ofensivo... ou estou errado? Por que a insistência em seguir com Digão na lateral esquerda se o jovem Ronan já está plenamente recuperado? Eu não acredito que no elenco do Fluminense não exista um zagueiro melhor que o Anderson. Wagner é o melhor criador que temos no elenco? eu não me lembro de uma jogada sequer em que ele tenha brilhado nos últimos jogos. Ele é um jogador medíocre, como milhares de outros no futebol brasileiro. Mas ele ganha como craque! Não seria melhor pagar o mesmo valor para um verdadeiro craque?

Enfim... quero torcer para o meu time. Quero voltar pra casa com uma vitória, mas não estou sentindo a menor confiança. acredito que o Atlético vai nos vencer por um placar com pelo menos dois gols de diferença. infelizmente, nossa sorte será definida na última partida: fora de casa, contra um time que não é melhor que o nosso, mas com muito mais vontade de ganhar que a gente.


P.s. Estou pessimista demais?

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O pouco da dignidade que nos resta





Como se não bastasse a péssima atuação diante do Santos, eis que surge mais uma polêmica nas Laranjeiras: Welington Silva (foto) aparece numa foto ao lado de Vagner Love. Até aí nada demais, porém a foto foi tirada na casa do ex atacante do Flamengo, onde seus familiares estavam reunidos para assistir a final da Copa do Brasil.

            Pode até não significar nada, que o hoje lateral do Fluminense foi até mesmo dar um alô para o amigo, conforme ele mesmo declarou, mas não era o momento e nem a hora para isso, não é verdade? Na situação em que o Fluminense se encontra ele resolve ir a uma festa onde todos os convidados estavam vestidos da cabeça aos pés de Flamengo? E ainda tirar uma foto pra registrar o momento? Isso pegou muito mal, senhor Welington Silva!

            Isso foi apenas um dos tantos casos em que o Fluminense passou. Quem não se lembra da polêmica com o Sheik, onde ele supostamente teria cantado musicas do Flamengo no ônibus do Fluminense? Isso custou a demissão do jogador. Foi uma decisão correta aplicada pela diretoria do tricolor na época, mas esses casos frequentes de jogadores identificados com outros clubes é preocupante.

            Esse ano o Fluminense contratou o técnico Vanderlei Luxemburgo que todo mundo sabe é rubro-negro até o último fio de cabelo. Teria sido a decisão correta da nossa diretoria, contratar um técnico com identificação de outro clube (um clube rival!) para salvar o nosso time do rebaixamento? Podem dizer que o Vanderlei é profissional, que não seria capaz de fazer tamanha injustiça com o tricolor das Laranjeiras, mas sempre ficará a dúvida no ar: ele realmente estava se esforçando para tirar nosso time do buraco?

            E o atacante Fred também não me escapa das criticas. Toda vez que ele cisma de enfrentar o Cruzeiro vem aquela palhaçada de não comemorar quando faz um gol. Acho isso uma falta de respeito imensa com o clube que lhe paga o salário. E mais falta de respeito ainda com a torcida que o acolheu e teve paciência a cada lesão que ele sofria. Parece que o Cruzeiro tem mais importância pra ele do que o Fluminense. É hora de chegar pra ele e perguntar: vai ou fica?

            Diante de todos esses casos de traição com o Fluminense Football Club, cheguei a conclusão de que está mais do que na hora de aplicarmos uma política de radicalismo dentro do clube. Não dá mais pra contratar técnico que se identifica com um clube rival do mesmo estado, com jogadores que se recusam a comemorar ou fazer corpo mole quando enfrentam seus clubes do coração. Não podemos mais tolerar jogadores e técnicos que não respeitam o verde, branco e grená. Precisamos dar um basta nisso. O Fluminense merece respeito, é um clube grande que não precisa se sujeitar a jogadores que não são profissionais dentro e fora de campo.

            É hora de radicalizar para salvar o pouco de dignidade que nos resta, antes que o nosso clube se torne um América, um Bangu ou um São Cristóvão da vida.

E tenho dito.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Um outro Fla, o mesmo Flu

O futebol é um esporte surpreendente. Quem diria que a esta altura do campeonato, alguém poderia prever que o flamengo estaria mais próximo da Libertadores que o botafogo? Basta vencer um jogo e empatar outro, ou mesmo empatar duas partidas que será campeão da Copa do Brasil e garantirá a vaga na Libertadores.
E qual o segredo de tão grande transformação? ninguém sabe. O time é o mesmo do Mano Menezes. Qual e  a mágica?
Eu gostaria de saber para poder aplicar ao meu time, o Fluminense, que desde que o Campeonato Brasileiro começou, está se arrastando pelos gramados sem conseguir fazer uma apresentação que valha os dois reais que estão cobrando pela entrada. A zona do rebaixamento está logo ali, e parece que os dirigentes, jogadores e comissão técnica não estão enxergando. Será que o único louco sou eu?
Me expliquem como é que o flamengo pega um treinador desconhecido, um funcionário do clube e consegue atuações arrebatadoras que o levam a um título nacional e que o Fluminense, pagando uma fortuna ao Abel e ao Professor Luxemburgo não consegue ganhar há quase dez jogos? não consegue ganhar um mísero clássico regional? nem contra o Vasco que está morando há meses na zona de rebaixamento?
Se o flamengo tivesse contratado algum grande jogador, ainda poderia servir de explicação, ,mas os titulares são os mesmos Paulinho, André Santos, Leonardo Moura, Hernane, Carlos Eduardo, Chicão, Amaral e outros menos votados... Quem é o grande criador do Flamengo? Carlos Eduardo? não me façam rir...
Talvez a resposta esteja mesmo fora das quatro linhas... ali, na área reservada aos técnicos.
Enquanto o técnico do Flamengo fala baixo, e quase não dá ordens aos seus jogadores, Luxemburgo vive dando esporro em todo mundo, xingando e vociferando contra os seus comandados, contra os juízes, imprensa e torcida. Só ele é o perfeito, o que não erra! eu, se fosse jogador, ficaria irado com esse técnico berrando palavrões em minha direção, em público!
E o que é esse treino secreto? Para inventar um zagueiro lento e fraco tecnicamente em lateral? Poupe-me!
Técnico não ganha jogo. Ele ajuda a vencer. Sou radicalmente contra esses super salários que pagam aos técnicos no Brasil. Se técnico ganhasse jogo sozinho, o palmeiras não teria sido rebaixado sob o comando do Felipão!

Sim...estou preocupado com o rebaixamento do Fluminense. O Fluminense não tem criatividade, nem intensidade! não assusta ninguém! Em seis jogos temos que fazer 11 pontos, pelo menos. É muito mais do que conseguimos nos ultimos 8 jogos!!!!!
A coisa está feia!!!!!!!!



p.s. Por onde anda o titular desse blog que não posta nada há semanas?

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FLA X FLU





Saudações tricolores!

Aproveitando que domingo agora temos um Fla x Flu no maracanã, combinei com a minha esposa Jo e nessa terça feira fomos para o Shopping da Tijuca.
Ah! Lembrei de uma boa, agora! Não, não estou parodiando o Costinha que sempre que ia contar uma piada, se lembrava de outra e acabava não retornando à primeira. Acontece que no dia anterior, era o dia de aniversário da minha amada (28 de outubro) e ela resolveu que deveria ir à Igreja de São Judas Tadeu, no Cosme Velho, cuja data se comemora em 28 de outubro. Como Joelina é torcedora do Flamengo e o referido santo é protetor do clube em questão, lá fomos nós. Ela, inclusive, vestida a rigor, com uma camiseta do Flamengo. Igreja cheia, algumas fotos para postagem no face (claro) e voltamos felizes e satisfeitos.
Muito bem...voltemos à terça feira. Saí da uerj no horário combinado, cheguei antes dela e comprei logo os ingressos. Pouco tempo depois, Joelina liga para meu celular avisando que já tinha chegado e tinha vindo com uma surpresa. Ela estava vestindo outra camisa do Flamengo e na bolsa trouxe a surpresa: uma camisa do tricolor para mim! Minha esposa adora isso! fui até o banheiro para trocar de camisa e voltei com um sorriso no rosto! agora, sim, eu estava  pronto para o filme.
Sentamos para aguardar a abertura dos portões, ou melhor, abertura da sala e enquanto comíamos batatas fritas, ela avistou um camarada que estivera na nossa frente, no dia anterior na igreja de São Judas Tadeu! Disfarcei e olhei. Realmente! Era o cara! Que coincidência. Estava acompanhado de um outro parecido com ele. Provavelmente irmão.
Entramos no recinto e sentamos ao lado de um casal. Perguntei qual era o time deles e responderam que o casal era tricolor. Eu vibrei. Ali estávamos ganhando de 3 a 1. De repente...quem senta na nossa frente? O cara! Fiz careta e falei: ih...agora empatou! E sorri. Ele olhou para trás e falei: vc não estava ontem na Igreja de São Judas Tadeu? Ele confirmou e disse que agora estava empatado...rs...3 x 3. Melhor deixar assim. Não ia perguntar qual o time de cada um que entrasse...
O documentário foi muito bom, com depoimentos bacanas, mas acho que faltaram mais imagens dos Fla x Flus decisivos. Ora...foram nove. E desses, ganhamos seis! Ganhamos o primeiro, o do centenário... ganhamos o que decidia o campeonato no ano do centenário do flamengo...enfim...os mais importantes, nós vencemos. O primeiro campeonato em que a decisão foi fla x flu e que o flamengo levou a melhor foi em 63, num empatezinho mixuruca de zero a zero.
Eu daria uma nota oito para o documentário e indico até para quem não torce para um dos dois clubes mas gosta de futebol. Fala-se sobre tudo, até das superstições de cada torcedor, na hora do jogo.

Enfim... acho que foi um bom aperitivo para um fla x flu que nada tem de decisivo. Mas eu gostaria muito que meu time ganhasse e iniciasse uma arrancada para fugir definitivamente dessa ameaça de rebaixamento!