quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

LES REVENANTS

No último post, comentei sobre minhas leituras de férias e fiquei de relatar os filmes assistidos no post seguinte. Mas, antes gostaria de falar sobre uma série francesa pela qual estou apaixonada: Les revenants.


A série aborda a relação entre vivos e espíritos tema já trabalhado em produções americanas como os seriados “Medium” e “Ghost Whisperer” e os filmes “Os outros” e “O sexto sentido”. Nosso cinema nacional também já abordou o tema com o clássico, “Dona Flor e seus dois maridos” e, o mais recente, “Nosso Lar”. Cada um a sua maneira trabalhou com essa temática, que já mostrou o seu poder de público ao atingir grandes bilheterias.

Les revenants narra a história de pessoas que morreram há alguns anos e voltam à vida em uma pequena e isolada cidade do interior da França. A última lembrança que eles têm é do momento anterior às suas respectivas mortes. Alguns faleceram há pouco tempo, outros há décadas. Agora eles buscam se reintegrar à sociedade que não compreende a razão pela qual esse fenômeno ocorre, aparentemente, apenas nessa cidade. Cada episódio acompanha a história de um núcleo de personagens. A série é sucesso na França, vem conquistando a atenção do público mundial e já tem garantida sua versão americana.

Se o tema de Les revenants não é inédito. Então, qual o motivo de tanto sucesso? A novidade está na forma em que o tema está sendo abordado. Não temos espíritos ajudando na resolução de crimes ou tentado entrar em contato com familiares. Temos pessoas que faleceram e voltaram à vida de carne e osso, que comem, tomam banho, vêem e são vistos por qualquer um e que querem retomar suas vidas como se nada tivesse acontecido.

Quem já perdeu um ente querido costuma desejar a volta do mesmo em momentos de intensa saudade. A série se propõe a refletir sobre como seria se tivéssemos a possibilidade de voltar à vida. Esse conflito é abordado, de forma diferente, em cada núcleo, que é contemplado com o retorno de seu familiar. Desde a mãe que procura aproveitar a oportunidade de ter a filha adolescente novamente ao viúvo que não suporta o regresso da esposa.

Quem está acostumado com dinâmica de seriados americanos vai estranhar um pouco a velocidade da produção francesa, no entanto, vai se encantar com a riqueza das interpretações e com a criatividade da história.  A primeira temporada teve 8 episódios e foi transmitida no Brasil pelo canal Max, do grupo HBO. A segunda temporada já está garantida e deve sair em dezembro de 2014. Quem não viu ainda dá tempo de acompanhar. O canal Max está reprisando a primeira temporada.